Conheça cinco utilidades do vinagre que você nem imaginava

Sem dúvidas você sempre achou o vinagre um ótimo tempero, mas existem outros usos para o produto, que podem ajudar no seu dia-a-dia. Segundo a engenheira química da marca de condimentos Minhoto, Christina Campos, o vinagre é um líquido rico em ácido acético, que pode ser utilizado na limpeza.

1 - ELIMINAR ODOR 

Para eliminar o mau cheiro, deixe ferver o vinagre branco em uma pequena panela por 30 a 45 minutos. Quando ele evaporar, vai ajudar a dissipar cheiros fortes e concentrados. O vinagre também tira o cheiro de urina de animais de tapetes e colchões. A dica é fazer uma solução de 250 ml de vinagre branco com um litro de água morna e aplicar esta mistura com um borrifador no local e deixe secar.

2- DESENGORDURAR E DAR BRILHO

Tem copos de vidro engordurados e manchados em casa? Misture duas colheres de vinagre branco em um recipiente com água e mergulhe os copos. Deixe de molho por alguns minutos. O vinagre vai agir contra a gordura e deixará o copo mais transparente e brilhante. 

3- CONSERVAR ARRANJO DE FLORES

Para as flores durarem mais tempo, a solução é usar a mistura de duas colheres de chá de vinagre branco, suco de meio limão, duas colheres de chá de açúcar cristal em um litro de água. Misture os ingredientes e coloque pouca quantidade em um vaso limpo. A combinação vai tornar o arranjo nutrido e mais resistente ao tempo.

4- LIMPAR PISO E REJUNTE

Na limpeza do piso, adicione uma xícara de vinagre em um balde de água e passe pano normalmente. Já para o rejunte, aplique o vinagre branco puro em toda a superfície e deixe agir por 20 minutos. Depois, retire o produto com um pano úmido. Se estiver muito sujo, a limpeza deve ser feita com o auxílio de uma escova, é só aplicar uma boa quantidade de vinagre puro e esfregar.

5- DESENTUPIR RALO

Despeje metade de uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo. Depois, adicione um copo de vinagre branco. Deixe agir e borbulhar, o vinagre vai ajudar a eliminar as gorduras e remover as sujeiras, devido ao seu teor ácido. Após 10 minutos enxágue com água morna. Essa mistura também ajuda a remover o odor do ralo. 


Fonte: Aratu ON


Categoria:

Deixe seu Comentário