Até às 12h, pelo menos 18 pessoas foram conduzidas sob acusação de crime eleitoral; monitoramento é feito por ação conjunta

As ocorrências foram registradas em Ibirataia, Jitaúna, Jequié e Salvador. A principal infração praticada foi a boca de urna

Pelo menos 18 pessoas foram conduzidas acusadas de cometer crimes eleitorais até o meio-dia deste domingo (30/10), na Bahia. Bem como no primeiro turno, a principal ocorrência registrada neste segundo turno de eleições é o crime de boca de urna.

A realização de boca de urna consiste em tentar convencer ou induzir o eleitor nas proximidades dos locais de votação. Essas e outras irregularidades são monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no Centro de Operações e Inteligência, no CAB, em Salvador.

As conduções ocorreram nos municípios de Ibirataia (9), Jitaúna (3) e Salvador (3) foram referentes à prática de boca de urna. Em Jequié, houve uma ocorrência onde um homem foi conduzido após ser flagrado fazendo o registro do voto na cabine com o celular. Além disso, também em Salvador, duas conduções por agressão física foram registradas.

O CICC reúne representantes de mais de 30 instituições estaduais, municipais e federais com o objetivo de monitorar os locais de votação e regiões de grande movimento, como estações de transbordo, com o objetivo de garantir o direito de voto dos baianos.

Além dos representantes das Superintendências de Inteligência, de Tecnologia, de Telecomunicações, de Gestão Integrada da Ação Policial e da Corregedoria Geral da SSP, profissionais da  Agência Nacional de Inteligência, Polícias Militar, Civil, DPT, CBMBA, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Exército, TRE, SAMU, CCR Metrô, NeoEnergia, Transalvador, Guarda Civil Municipal, Embasa, Vivo, Oi também integram o CICC, entre outros.


Fonte: Aratu ON


Categoria:

Deixe seu Comentário