Boneca Barbie ganha primeira versão inspirada em atriz transgênero e gera polêmica
A empresa Mattel, responsável pela boneca Barbie, lançou um modelo baseado em uma atriz transgênero e levantou comentários nas redes sociais. O lançamento aconteceu através do site da empresa, na quarta-feira (25/5).
A boneca é abertamente declarada transgênero, e é a primeira da linha que traz o tema da sexualidade de forma declarada. Baseada na atriz Laverne Alison Cox, conhecida apenas por Laverne Cox, a atriz nasceu homem, porém reivindica sua feminilidade. Indicada quatro vezes ao Emmy, ganhadora de um deles como produtora, Laverne é conhecida por utilizar da sua voz para defesa e propagação da causa LGBTQIA+.
Porém, a repercussão não foi negativa. Assim como em lançamentos anteriores, a Barbie já vem trazendo personagens acessíveis em suas coleções, aderindo a tendências da representatividade. Lançada recentemente, tivemos a Barbie com aparelho auditivo, a Barbie cadeirante e o Ken com vitiligo, além de exemplares considerado "plus size".
Fonte: Aratu ON
A Barbie Lavena Cox, como é anunciada no site da marca, faz parte da coleção "Barbie Tribute Collection", em português, Barbie coleção de tributos, onde a boneca mais famosa homenageia personalidades do mundo real. Nas redes sócias, a boneca gerou divergências e irritou ramos mais conservador. Entre os comentários, pais se declaram contra a ação e afirmaram que não comprariam mais o produto.