Já vacinou de Covid? então fique atento aos prazos de imunização de gripe e Sarampo

Prestes a completar um mês, a campanha de vacinação contra gripe e sarampo prossegue em Salvador - mas a procura está sendo bem diferente do que foi pela Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os números indicam que, até o momento, aproximadamente 71 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe, o que representa pouco menos de 8% do público alvo. Já os vacinados contra o sarampo chegam a quase sete mil pessoas, correspondendo a quase 5% do público-alvo.

Somando o desempenho da aplicação das duas vacinas campanhas até o momento, os números não chegam a 10% da meta, revelando a baixa adesão.

Nesta primeira fase, que segue até a próxima segunda-feira (2/5), a vacinação é direcionada a idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase, entre os dias 3 de maio e 3 de junho, será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e portadores de comorbidades.

Todas as 156 salas de vacina, montadas nos postos de saúde da Atenção Básica do município estão disponíveis para atender o público elegível. A pasta também realiza a imunização domiciliar (preferencialmente para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção).

A gerente do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, Jamile Oliveira, tem esperança de que haja a retomada da frequência aos postos de saúde, dando continuidade ao cronograma de imunização. “Nossa expectativa maior é com o anúncio do Dia D, para incentivar a vacinação contra gripe e sarampo", afirmou.

GRIPE

A segunda fase da vacinação contra a gripe, que ocorre entre os dias 3 de maio e 3 de junho, será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e pessoas com comorbidades.

A meta é imunizar pelo menos 90% da população elegível para a estratégia. A estimativa é que cerca de 1,2 milhão de pessoas façam parte do público-alvo da campanha da gripe este ano.

SARAMPO 

A estratégia contra o sarampo também será dividida em duas etapas. A primeira segue até o dia 2 de maio, para os trabalhadores da saúde (independente da situação vacinal). As gestantes estão isentas da imunização.

A partir de 3 de maio até 3 de junho, será a vez das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem tomar uma dose extra da vacina tríplice viral, mesmo já tendo tomado as duas doses do imunizante. Apenas as crianças que tomaram a tríplice viral, há menos de um mês, não devem tomar a vacina novamente.

Cerca de 552 mil moradores da capital baiana estão elegíveis para a atualização vacinal contra o sarampo. O objetivo da campanha é proteger pelo menos 95% desse público.

Fonte: Aratu ON

Categoria:

Deixe seu Comentário