Chuva, ventos fortes, alagamentos e riscos de deslizamentos; situação em Salvador segue até quinta-feira

A chuva que cai, de forma intermitente, desde a madrugada de sábado (16/4), na capital baiana e Região Metropolitana de Salvador, deve continuar, pelo menos, até a próxima quinta-feira (21/4), conforme prevê a meteorologia..

A situação deixa tensos, os moradores das áreas de riscos, por conta de eventuais deslizamentos de terra. O trânsito, também, está sendo prejudicado, devido à baixa visibilidade e pontos de alagamentos em trechos de vias importantes de Salvador. É ocaso da Avenida ACM, região do Lucaia (no Rio Vermelho), Calçada e Suburbana.

Ontem (17/4), a Marinha do Brasil emmitiu alerta informando que o avanço de uma frente fria poderia provocar ventos de direção Sudeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa litorânea da Bahia, do norte de Caravelas ao sul da capital baiana.

Na sexta-feira (15/4), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) comunicou que a Defesa Civil Nacional informou que um Sistema Frontal encontra-se entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, onde poderá causar pancadas de chuva que podem ser localmente fortes.

O fenômeno atmosférico tende a avançar para o norte, devendo causar elevados volumes de chuva na Região do Recôncavo Baiano, incluindo Salvador, entre este sábado até a segunda-feira (18/04), segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

"As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação de encostas de declividades variadas com residências de alta vulnerabilidade estrutural próximas a taludes. Esta situação associada à precipitação acumulada e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas", alerta o Cemaden.

"Nossa orientação para as comunidades que estão em áreas de risco é que mantenham a calma e sigam os alertas da Defesa Civil, encaminhadas por SMS e pelas sirenes. Caso necessário deixem imediatamente suas casas, diriginado-se às unidades de acolhimentos previamente estabelecidas nos treinamentos dos simulados de evacuação de área", indica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

FRENTE FRIA

De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão é de que até a próxima quinta-feira (21/04) haverá, em Salvador, a atuação de uma frente fria vinda da região Sudeste com possibilidade de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento.

Em consequência do mau tempo, há risco para alagamentos e deslizamentos de terra. O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) está em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana. A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22/04), reduzindo gradativamente de intensidade.

Fonte: Aratu ON

Categoria:

Deixe seu Comentário