Morre Sidney Poitier, primeiro homem negro a ganhar Oscar de melhor ator

Morreu nesta sexta-feira (7/1), o ator Sidney Poitier, aos 94 anos. Ele rompeu barreiras raciais e foi o primeiro negro a ganhar o Oscar de melhor ator por seu papel em "Uma Voz nas Sombras', e inspirou toda uma geração durante o movimento pelos direitos civis. A informação foi dada por uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores das Bahamas.

Eugene Torchon-Newry, diretor-geral interino do Ministério das Relações Exteriores do país, confirmou a morte do astro.

Poitier criou um legado cinematográfico notável em um único ano com três filmes em 1967, numa época em que a segregação racial prevalecia em grande parte dos Estados Unidos.

No filme "Adivinhe Quem Vem para Jantar", ele interpretou um homem vivendo os tabus de uma relação interracial, e "No Calor da Noite" ele era Virgil Tibbs, um policial que enfrentou o racismo durante uma investigação de assassinato. Poitier também interpretou um professor em uma escola rígida de Londres naquele ano em "Ao Mestre com Carinho".

Sidney Poitier ganhou o Oscar de melhor ator por "Uma Voz nas Sombras", em 1963, interpretando um faz-tudo que ajuda freiras alemãs a construirem uma capela no deserto. Cinco anos antes, ele já havia sido o primeiro negro indicado à estatueta de melhor ator por seu papel em "Acorrentados".

Seu personagem Tibbs de "No Calor da Noite" foi imortalizado em duas sequências - "Noite sem Fim", em 1970, e "A Organização", em 1971 - e se tornou base para a série de televisão homônima, estrelada por Carroll O'Connor e Howard Rollins.

Poitier nasceu em Miami em 20 de fevereiro de 1927. Ele foi criado em uma fazenda de tomate nas Bahamas e teve apenas um ano de escolaridade formal. Lutou também contra a pobreza, o analfabetismo e o preconceito  para se tornar um dos primeiros atores negros a ser conhecido e aceito em papéis importantes pelo grande público.

Como diretor, Poitier trabalhou com seu amigo Harry Belafonte e Bill Cosby em "Aconteceu num Sábado", de 1974, e Richard Pryor e Gene Wilder em "Loucos de Dar Nó", de 1980.

Fonte: Aratu On


Categoria:

Deixe seu Comentário