Prefeitura de Jequié confirma quatro casos de Influenza H3N2 e alerta para protocolos

Jequié contabiliza quatro casos confirmados da influenza H3N2. O dado foi divulgado nesta terça-feira, 4, pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em um grupo de pacientes masculinos, com idades 27, 29, 33 e 51 anos. Esses são os primeiros casos confirmados na cidade, desde 2021, e o vírus é o mesmo que tem provocado surtos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por conta disso, a Secretaria de Saúde alerta à população sobre a manutenção das medidas de prevenção à contaminação, que são as mesmas das recomendadas para a Covid-19, com o uso de máscaras, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes, além da vacinação contra a gripe, que está disponível nas unidades de saúde.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Os sintomas são febre alta, no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. Os casos identificados tiveram seus materiais biológicos colhidos no município e enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/Ba) e os pacientes apresentaram os sintomas muito similares da Covid-19 e as da gripe Influenza A.

”A vacina disponível nas unidades de saúde do município contribui para diminuir a gravidade dos casos, reduzindo número de internações hospitalares, complicações e óbitos. É importante que as pessoas procurem as unidades de saúde mais próximas e sejam vacinadas. O imunizante confere proteção contra o vírus Influenza A, com as cepas H1N1 e H3N2, e Influenza B, podendo ser aplicado concomitantemente com a vacina da Covid-19.”, afirmou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Francielli Cardoso Ribeiro.

Fonte: Marcos Frahm

Categoria:

Deixe seu Comentário