Hospital São Rafael realiza primeira cirurgia por radioembolização hepática em uma paciente

O Hospital São Rafael (HSR), da Rede D’Or, realizou o seu primeiro procedimento de radioembolização hepática em uma paciente. A cirurgia, originária da Austrália, e realizada em poucos hospitais no país, passa a integrar o rol de serviços oferecidos pelo HSR para seus pacientes na Bahia.

A radioembolização é indicada para pacientes com tumores com acometimento predominantemente hepático, em especial os diferentes tipos de câncer.

Com duração de aproximadamente 3h30, a intervenção contou com a atuação de 12 profissionais, entre os quais médicos, enfermeiros e técnicos. Se incluir todas as etapas para o procedimento, a equipe é bastante maior.

Fases
O tratamento é realizado em duas fases. Na primeira, é feita a investigação com base em exame de imagens em equipamento de última geração. Identificada a presença e extensão da lesão e o diagnóstico, é iniciado o estudo que vai permitir o tratamento em si.

Já na segunda fase é injetado o rádio isótopo, material importado especialmente para cada intervenção.

Atualmente, na Região Nordeste, somente três unidades estão habilitadas a realizar essa intervenção. Na Bahia, além do São Rafael, o outro hospital preparado para o procedimento é o Cárdio Pulmonar, que também integra a Rede D’Or.

Fonte: Marcos Frahm

Categoria:

Deixe seu Comentário