Salvador terá 134 vagas no Programa Médicos pelo Brasil; projeto visa reforçar SUS

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (3/12), o Programa Mais Médicos pelo Brasil com a oferta de 21,5 mil vagas em 5.233 municípios brasileiros. Salvador foi contemplada com 134 vagas, que serão distribuídas em 37 postos, pela capital e a estratégia visa o reforço do Sistema Único de Saúde (SUS). As demais vagas já existem na rede e serão mantidas para substituição do quadro de profissionais.

O secretário da Saúde, Léo Prates, comemorou a chegada de novos profissionais na capital. "Estamos empenhando todos os esforços para ampliar a atenção básica com novos postos de saúde para cobrir as necessidades da população, por entender que é a porta de entrada para evitar problemas complexos de saúde. É aguardada com muita ansiedade e expectativa a chegada desses novos médicos para atender com dignidade o cidadão", afirmou o gestor.

O programa vai substituir gradativamente o projeto Mais Médicos para o Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS). De acordo com o Ministério da Saúde, a nova iniciativa, além da formação em medicina de família e comunidade, vai permitir outros mecanismos de avaliação e contratação, visando diminuir a rotatividade na APS. 

O edital do processo seletivo para médicos deverá ser publicado ainda este mês de dezembro. "A recomendação é que os gestores não percam a oportunidade de levar saúde e a presença de médicos qualificados para atender com dignidade o cidadão”, disse o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.

Fonte: Aratu on

Categoria:

Deixe seu Comentário