Polícia conclui inquérito que investiga PM de 98 anos por assassinar empresário no Centro de Salvador
A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (22/11) que concluiu o inquérito envolvendo o idoso Emiliano Melo dos Santos, suspeito de matar um empresário no Largo Dois de Julho, Centro de Salvador.
O assassinato aconteceu há três meses, no dia 22 de agosto. O suspeito é apontado pela execução, a tiros, de Welton Lopes Costa. Emiliano, que é policial militar aposentado e tem 98 anos, está em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico e foi indiciado pelo homicídio do empresário e pela tentativa de homicídio da companheira dele.
Agora, cabe ao Ministério Público acusar ou não o idoso e oferecer denúncia à Justiça.
CASO
Segundo a Polícia Civil, Emiliano interveio na discussão da vítima com sua esposa e efetuou três disparos contra o homem, que foi socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE). A companheira de Welton também foi baleada e levada à uma unidade de saúde. Um vídeo mostra o momento que Welton é baleado.
O militar aposentado foi conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi ouvido e liberado, após alegar legítima defesa. Na época, a polícia chegou a dizer que o revólver utilizado tinha sido apreendido. Por conta da morte, vizinhos e amigos da vítima fizeram um protestos cobrando a prisão de Emiliano.
Em uma fotografia que a reportagem da TV Aratu teve acesso, o PM aparece ao lado do corpo da vítima caída no Largo 2 de Julho. No registro, o idoso, que já havia sido flagrado por câmeras de segurança com arma em punho antes de o empresário ser atingido, está olhando para o ferido que agoniza ao solo, ignorando envolvimento.
No último dia 11 de novembro, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão domiciliar, busca e apreensão contra Emiliano Melo dos Santos, O PM estava na casa de familiares, na Ilha de Vera Cruz.
O coordenador da 3ª Delegacia de Homicídios, Oscar Vieira, confirmou que o idoso está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. “No curso da investigação, coletamos informações de que ele tem um histórico de ações violentas, portanto solicitamos essas medidas cautelares”, informou.
Fonte: Aratu on