Golpistas usam conta falsa de pousada para extorquir turistas em Morro de São Paulo

Uma conta falsa no Instagram, se passando por uma pousada em Morro de São Paulo, distrito na Ilha de Tinharé, localizado no município de Cairu, a 308 km de Salvador, vem aplicando uma série de golpes em turistas da região. Os criminosos efetuam supostas reservas e pedem transferência adiantada do pagamento.

Uma das vítimas do golpe, André Serpa Aguiar, 30 anos, perdeu mais de R$ 2.500 com falsas reservas na Pousada Minha Louca Paixão. Vindo de São Luís, no Maranhão, junto com a sua esposa, Ludmila Martins, 26, em pleno feriado, ele por pouco ficou sem ter onde se hospedar em Morro.

“Eu reservei uma viagem com minha esposa para Morro de São Paulo, na Bahia, no mês de setembro. Estávamos com a hospedagem paga no site Booking.com, do dia 6 a 8. Só que conseguimos antecipar o voo para o dia 4. A gente tinha, então, que reservar os dias 5 a 6. Aí que foi a questão: entramos em uma conta do Instagram que parecia ser a da pousada, mas era ‘fake’. As postagens, os ‘stories’, eram todos os mesmos, só mudava uma letra no nome, coisa mínima, que passou batida”, contou o maranhense.

A conta falsa direcionava a um número no WhatsApp, atendido por uma pessoa que se identificou com o nome de uma ex-funcionária da pousada, Caroline, que já havia falado com o casal anteriormente. A partir do canal, o casal fechou a reserva e efetuou a transferência no valor de R$ 2.584, uma suposta promoção exclusiva, já que a dupla tinha uma reserva já feita na pousada.

“Quando chegamos lá, a pousada nos informou que essa reserva não constava, só a que fizemos no Booking”, relatou André. “Foi um susto porque era feriado, dia 7 de setembro, e a cidade estava entupida ao extremo. Íamos ficar onde? A sorte é que tinha um quarto sobrando, um casal antecipou a saída”, disse.

“Nunca tinha caído nisso, mas a minha esposa fez a reserva e acabou caindo. A gente geralmente faz em sites confiáveis de reservas de hotéis. Nunca podemos confiar no WhatsApp. O vacilo é que não conferimos o CNPJ na hora da transferência. A gente não se atentou que o nome não bate com o da pousada”, lamentou.

O depósito foi realizado na conta de uma pessoa chamada Karen de Souza de Vieira, com o CNPJ da empresa “Dock Soluções”. Na conversa, a atendente, que se identifica como Caroline, confirmou a disponibilidade das reservas nos dias solicitados e deu duas opções de quartos existentes na pousada, acompanhadas de fotos verdadeiras da empresa de hospedagem. Ao concluir a negociação, a conta enviou uma mensagem com as informações do pagamento via PIX, junto com supostas informações sobre cancelamento de reserva e taxas.

O casal registrou um boletim de ocorrência junto à polícia de São Luís, no Maranhão, após retornar da viagem à Bahia. Até então, não houve desdobramentos do caso.

Metro1 tentou entrar em contato com o número da conta falsa, informado pela vítima, mas ele não encontra-se mais disponível para receber ligações. O perfil nas redes sociais também está fora do ar.

A gerente da Pousada Minha Louca Paixão, em Morro, Ivana Teixeira, informou que casos semelhantes ao de André e Ludmilla vêm acontecendo desde julho deste ano. “Primeiro, em julho recebemos um casal, em setembro outros dois casais, e no dia 12 de outubro recebemos outra reserva falsa com três quartos. Isso geralmente acontece em feriados, datas importantes”, falou.

“Nós não fazemos reservas pelo WhatsApp, apenas pelo site ou pelo e-mail oficial da pousada. Além disso, os depósitos não são feitos via PIX, somente via depósito em conta”, alertou a gerente da hospedagem. “O tempo inteiro a gente divulga isso nas redes sociais e no nosso site tem a informação de cuidado com os golpistas”, acrescentou.

“A gente fica sentido pelo que acontece com os hóspedes. Pedimos que confirmem se o Instagram é mesmo da pousada, ligando e acessando o histórico”, conclui Ivana. A pousada entrou com uma ação na Justiça e o juiz responsável pelo caso deferiu uma liminar que exigiu a derrubada do perfil calunioso.

Fonte: Metro1

Categoria:

Deixe seu Comentário