Baianos estão entre finalistas do Prêmio Jabuti de literatura; veja quem são

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta quinta-feira (3) os livros finalistas do 61º Prêmio Jabuti, o maior prêmio de literatura no Brasil. Neste ano, o prêmio bateu recorde de inscritos.

Foram selecionados os finalistas das 20 categorias, divididas entre Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Diversos baianos foram selecionados, como a escritora Kátia Borges, indicada na categoria conto pelo livro "A teoria da felicidade". Em conversa com o Metro1 a escritora disse ter ficado surpresa e feliz. "Foi um dia normal, eu estava lembrando que a lista iria sair, mas não estava esperando que eu iria aparecer. Foi uma surpresa muito boa, já é um prêmio", disse.

Foi um pouco do que aconteceu com Aleilton Fonseca, baiano finalista na categoria poesia. "Descobri por causa das felicitações dos amigos e colegas. É uma satisfação muito grande. Esse livro é resultado da minha vivencia do início da pandemia, inquietações e angustias", disse. Aleilton ainda afirmou estar confiante: "Fui selecionado dentre tantos inscritos, porque não sonhar com o prêmio?", disse risonho.

A Bahia ainda tem indicação na categoria Histórias em Quadrinhos com Fábio Costa e Igor Souza, com o quadrinho Rocha Navegável.

O tradutor Paulo César de Souza ficou sabendo que era um finalista do prêmio quando procurado pela reportagem. "É mesmo?”, disse Paulo, que concorre pelo livro “O nascimento da tragédia”, de Nietzsche. “Claro que há satisfação, eu já ganhei duas vezes, e também já fui presidente do juri. É uma ótima notícia. Quando ganhei da primeira vez, no meu discurso, sugeri que fosse entregue um prêmio em dinheiro. Depois disso passou a haver. Agora estou curioso pra saber o valor atual", brincou Paulo.

Fonte: Metro1

Categoria:

Deixe seu Comentário