Letieres Leite será cremado nesta quinta-feira, em Salvador
O maestro, educador e instrumentista Letieres Leite será sepultado nesta quinta-feira (28), no cemitério Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília, em Salvador. Por decisão da família, o corpo será cremado. A cerimônia será restrita aos familiares e amigos do músico. O artista multifacetado morreu na tarde de quarta-feira (27) - ele havia recebido o diagnóstico da Covid-19. Embora tivesse completado o ciclo vacinal contra a doença, Leite integrava o grupo de risco por ser portador de asma severa.
Uma das mentes mais criativas do seu tempo, criou o Intituto e Orkestra Rumpilezz. Leite deixou o seu legado para Salvador e o resto do mundo. Soteropolitano, era apaixonado pela cultura da terra, especialmente o universo da percussão. Amigo de Moa do Katendê desde a juventude, a quem atribuía sua iniciação na capoeira e na música, sustentou por 30 anos uma carreira sólida e respeitada.
Ao longo dos anos, trabalhou com nomes como Ivete Sangalo e Caetano Veloso, que lamentaram sua partida. "Formado pela prática nos trios elétricos, autodidatismo, cursos específicos na Ufba e por estudos em Viena, esse portento da música, há anos à frente da Orkestra Rumpilezz, aquele deslumbramento de sopros e percussão, e do requintado Quinteto que leva seu nome, Letieres teve diálogo com as mais densas expressões da música brasileira, de Moa do Katendê a Toninho Horta, passando por Hermeto Paschoal, Daniela Mercury e Lulu Santos - além de ter sido, por anos, a base do trabalho de Ivete Sangalo", escreveu Caetano Veloso.
Em publicação nas redes sociais, o Instituto Rumpilezz confirmou a morte do músico em decorrência de uma parada respiratória, por consequência da sua asma severa complicada pela Covid. "Em sua vida dedicada à música, Letieres sempre desaguou amor, dedicação e responsabilidade, tratando a pura divindade Música com mesmo afeto e cuidado com o qual tratava seus filhos, netos, familiares e amigos. Hoje, todos nós saudamos a sua passagem por nosso terreno com igual respeito e amor", despedem-se os amigos.
Fonte: Metro1