Treta na realeza oriental: Princesa do Japão casa-se com plebeu e abandona família
A princesa Mako, sobrinha do imperador Naruhito, do Japão, deixou a família real ao casar-se com com um plebeu, Komuro, colega de faculdade. Eles se casaram em uma cerimônia simples, por volta das 10h (horário local) da manhã desta terça-feira (26/10).
De acordo com a CNN Brasil, os recém-casados devem se mudar para a cidade de Nova York, onde Komuro trabalha em um escritório de advocacia. Mako, que fez 30 anos no fim de semana, anunciou seu noivado com Komuro há quatro anos. Mas a união deles foi atormentada por anos de controvérsia, desaprovação pública e frenesi dos tablóides sobre um escândalo financeiro envolvendo a mãe de Komuro. Em um esforço para apaziguar um público desaprovador, Mako recusou um pagamento único de um milhão de dólares do governo, ao qual ela tinha direito como membro da realeza.
Mako não estava na linha de sucessão do trono japonês, porque é exclusivamente masculina. De acordo com a lei japonesa, os membros femininos da realeza devem renunciar a seus títulos caso se casem com um plebeu. A última mulher a deixar a família imperial para se casar com um plebeu foi sua tia, a ex-presa Sayako, irmão de Naruhito, que em 2005 se casou com Yoshiki Kuroda, segundo informações do G1.
Fonte: Aratu On