Outubro Rosa e o Câncer de Mama: por que é tão importante falar disso? O Aratu On explica pra você
Durante o mês de outubro, começam diversas campanhas de prevenção ao câncer de mama. Monumentos oficiais se ilumam de rosa, empresas fazem campanhas publicitárias e tudo faz alusão à doença. O Aratu On explica o porquê desse evento.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Em todo o mundo, este tipo de carcinoma é o mais incidente nas mulheres, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020.
A campanha Outubro Rosa é dedicada a relembrar os cuidados, já que, embora seja uma doença muito agressiva, o diagnóstico nos primeiros sintomas da manifestação pode salvar vidas. Um exemplo de teste rápido e fácil é o auto exame, que consiste em tocar nas mamas a procura de nódulos.
Esse procedimento pode ser feito em si mesmo, sem ajuda de outra pessoa, e deve ser feito tanto em mulheres quanto também em homens - como eles também tem mama, podem sofrer com a enfermidade. Ao se auto examinar, é preciso procurar irregularidades no seio, como caroços ou nódulos, mas qualquer sinal estranho já pode ser um alerta. O ideal, ao perceber alguma diferença, é consultar um mastologista, médico especializado nessa região do corpo.
Os pesquisadores ainda divergem sobre uma possível causa da doença. Alguns fatores, como a idade e a herança genética, devem ser considerados. Por exemplo, a incidência e a mortalidade pelo câncer tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. No caso do câncer de mama, especialistas alertam que se alguém da sua família apresentou o problema, você deve repetir os exames com uma frequência ainda maior.
No mês que vem, novembro, a comoção se repete, mais de outra cor: azul. O novembro azul é o nome dado para o mês de prevenção ao câncer de próstata, que, segundo o Instituto Oncoguia, será a causa de morte de um homem a cada 41.
Fonte: Aratu On