Cidades baianas recebem novo lote de vacinas da Pfizer e devem antecipar 2ª dose
Os 417 municípios da Bahia vão receber, na próxima quarta-feira(12) mais uma remessa de imunizantes da Pfizer contra a Covid-19. Em setembro, o Ministério da Saúde reduziu o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante em todo país, e com isso, a vacina passou a ser ministrada com o intervalo de 8 semanas e não mais com o aprazamento anterior, de 12 semanas.
Com a mudança, é necessário estar atento quanto a antecipação do retorno aos postos de saúde para a conclusão do esquema vacinal. As doses enviadas precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento.
Antes da distribuição, os imunizantes são armazenados em ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86°C. Os equipamentos estão localizados nos municípios de Feira de Santana (5), Juazeiro (3), Jacobina (2), Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (2), Barreiras (3), Alagoinhas (1), Vitória da Conquista (5) e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (5), em Simões Filho, mas que atende toda a Região Metropolitana de Salvador.
Fonte: Metro1