Infectologista diz que pessoas com sintomas da Covid-19 devem adiar vacinação por um mês

A médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Adielma Nizarala, alerta para que as pessoas com sintomas da Covid-19, ou que já tenham tido resultado positivo de um exame RT-PCR, devem evitar tomar as vacinas disponíveis por pelo menos um mês.

Nizarala explica que, ao apresentar os sintomas, o paciente deve buscar um atendimento médico para a confirmação do diagnóstico. “Se a pessoa vai tomar a primeira ou segunda dose da vacina e apresenta sintomas do coronavírus, deve procurar um atendimento de saúde para ser diagnosticada, independente da dose. Uma vez diagnosticado, o indivíduo não poderá fazer o uso da vacina”, diz. De acordo com a médica, o adiamento da aplicação do imunizante serve para garantir que se encerre a janela de transmissão do vírus e agravamento dos sintomas, bem como uma recuperação do sistema imunológico. 

“Para o diagnóstico positivo de Covid-19 é indicado o uso da vacina após quatro semanas do início dos sintomas. Para outras doenças, o indivíduo só pode ser vacinado depois que sair do quadro respiratório e não tiver mais na fase aguda da virose. Independentemente de ser Covid, qualquer pessoa que tiver sintomático respiratório, com febre, não deve ser vacinado”, afirma, acrescentando também que devem ser observadas as diferenças entre as reações pós-vacina e os sintomas da doença.

“Normalmente, essas reações acontecem no mesmo dia da aplicação e pode evoluir até três, quatro dias, no máximo. Nesse caso, não é doença”, destaca. No caso da Covid-19, os sintomas são febre, dor de cabeça, diarréia, desconfortos abdominais e sintomas gripais. 

Fonte: Aratuon

Categoria:

Deixe seu Comentário