Primeira fase de testes de vacina contra HIV tem resultados promissores

Um teste para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus HIV teve resultados promissores, segundo informou os laboratórios responsáveis, que fazem parte do projeto Iniciativa HIV Aids, em parceria com a instituição de pesquisa Scripps Research. Os testes clínicos da fase 1 mostraram sucesso no estímulo a células raras, primeiro passo para a geração de anticorpos nos pacientes infectados pelo vírus.

De acordo com o estudo, entre os participantes do ensaio clínico, 97% apresentaram esses efeitos. Ainda conforme pesquisadores, o estudo aponta um caminho para o desenvolvimento de uma vacina e para as próximas fases do ensaio clínico. 

Com os resultados, a Iniciativa Internacional HIV Aids e a instituição Scripps Research devem firmar uma parceria com a farmacêutica Moderna para testar uma vacina baseada na tecnologia mRNA.

O objetivo é que os pesquisadores possam desenvolver substâncias capazes de produzir o que chamam de anticorpos "altamente neutralizantes", ou seja, proteínas que tenham condição de combater a reprodução do HIV. A dificuldade no desenvolvimento de um imunizante contra o vírus da doença está relacionada, exatamente, ao fato de o HIV sofrer mutações constantemente. 

Fonte: Aratuon

Categoria:

Deixe seu Comentário