Com Lula no jogo, o cenário já dá sinais de que não é mais o mesmo

Pesquisa da CNN/Real Time Big Data divulgada esta semana foi feita segunda e terça, quando a liberação de Lula pela decisão do ministro Edson Fachin estava sendo anunciada. Deu Bolsonaro 31, Lula 21, Sérgio Moro 10. Ciro Gomes 9. Luciano Huck 7, João Dória 4, Amoedo 2 e Marina 1.

Claro que pesquisa agora para mensurar uma eleição daqui a um ano e sete meses nada diz. Mas dá sinais sobre os humores do cenário do momento. Quer dizer que, até aí, para o bem e para o mal, Bolsonaro surfava solto. Os postulantes à direita, como João Dória, empacados e à esquerda, como Ciro Gomes, idem.

Polarização — Depois que Lula falou, contando suas dores e invertendo as posições, botando (ou querendo) Moro no banco dos réus, a Veja fez uma pesquisa pelo Twitter e deu Lula 37,9, Bolsonaro 34,3, Ciro 20,8 e Dória 7.

Com as ressalvas de que pesquisas hoje, de modo geral, são feitas pelos meios digitais, especialmente o telefone, e que tanto eventuais erros na forma como a distância das eleições pouco influenciam agora, um fato é objetivo: dá indicativos de que Lula é um candidato competitivo. Ou melhor, uma coisa é ele preso e outra é solto e falando.

Se essa tendência se configurar, não dá para esperar nada de bom para o Brasil no futuro próximo. Combustível subindo, puxando a inflação, no meio de uma pandemia em que o desemprego disparou. Uma disputa polarizada com temperos de ódio, é nitroglicerina pura.

Bolsonaro muda agenda

Após um encontro com o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Colbert Martins (MDB), prefeito de Feira de Santana, chegou a anunciar que o presidente Bolsonaro viria a Feira de Santana inaugurar a duplicação da BR-116 entre Feira e Santa Bárbara.

A visita seria ontem, mas nem ele apareceu nem se falou mais no assunto. Parece que os últimos acontecimentos federais forçaram a mudança de agenda.

Colbert na fila para a vacina

E por falar em Colbert, ele também está acuado pela Covid em Feira de Santana. Nunca desativou o hospital de campanha, que tinha 35 leitos clínicos e ganhou mais nove, subiu para 45. E de UTI botou mais cinco, pulando de 18 para 23, tudo lotado.

Lá, hoje começa a vacinar idosos a partir de 77 anos em diante. Colbert, que tem 68 anos, mas como médico poderia tomar a vacina, diz que vai obedecer a fila. Só vai se vacinar na vez, por idade.

A vacina, o bom presente

O deputado Aderbal Caldas (PP) completa 78 anos semana que vem e disse que já recebeu o melhor dos presentes, a primeira dose da vacina

– É pessoal e intransferível, presente único.

Na Assembleia, dos 63 deputados só tem vacinados ele e Jurandir Oliveira (PP), 84 anos, o mais velho. Os próximos da fila: Euclides Fernandes (PDT), 73 anos, Carlos Ubaldino (PSD), 72, Maria Del Carmen e Zé Raimundo, ambos do PT e com 71 anos.

Com a bruxa no Senado, Otto usa duas máscaras

A bruxa da Covid anda solta no Senado. Já morreram os senadores Arolde Vieira (PSD-RJ), de 83 anos, e José Maranhão (MDB-PB), de 83, e tem três hoje internados, todos na UTI: Major Olímpio (PSL-SP), Lasier Martins (Pode-RS) e Alessandro Vieira (MDB), um cenário que assusta a todos os integrantes da Casa (o total de senadores é 81).

O senador baiano Otto Alencar (PSD), que é médico, admite que a situação é mesmo muito preocupante e ele literalmente redobra os cuidados.

– Eu uso duas máscaras. Com um detalhe: a externa sempre limpo com álcool. E também só pego nelas pelas alças.

Na outra ponta, a de nem tanto cuidado, lá no Senado se diz que o Major Olímpio se contaminou num protesto contra o lockdown.

REGISTROS

Matraga e poesia

Familiares do psicólogo Marcus Vinicius de Oliveira, o Marcus Matraga, que foi assassinado no Carnaval de 2016 no povoado de Pirajuia, em Jaguaripe, vão lançar o livro Poemicídios e Outras Mortes, uma coletânea de poesias dele. A campanha para viabilizar a obra inclui a garantia antecipada da compra de exemplares.

Ferro nas narinas

Moradores dos povoados de Mocó e Bocaína, em Piatã, dizem que vivem dias de cão todo dia respirando fuligem de ferro. Acusam a Brazil Iron de explorar o minério lá e na hora de separar o ferro usa máquinas sem filtros.

Greve funerária

Agentes funerários de Eunápolis estão ameaçando cruzar os braços, em greve. Embora a função esteja na lista de prioridades da vacina, nenhum foi vacinado.

Cocos, a correção

O município do oeste baiano em que o secretário Fausto Franco (Turismo) conseguiu tirar o aeroporto do Estado para o próprio município é Cocos e não Coutos, como publicamos. E ele faz divisa com Minas e Goiás, e não Tocantins, como foi dito.

Fonte: Atarde

Categoria:

Deixe seu Comentário