Afilhado político de Leão, Prefeito de Jaguaquara dispara contra Rui Costa por não assumir UPA

Dizendo-se indignado com o posicionamento do governo do estado para com Jaguaquara, o prefeito Giuliano Martinelli (PP) partiu para o ataque, acusando o governador Rui Costa (PT) de dispensar tratamento diferenciado ao Município em comparação a outras cidades. As criticas do aliado foram por meio de um vídeo publicado em rede social, na página oficial da Prefeitura, nesta segunda-feira (17). O estopim, nas palavras do prefeito, é o fato de o Governo da Bahia não ter assumido a Unidade de Pronto Atendimento – UPA – do distrito Stela Câmera Dubois (Entroncamento de Jaguaquara), construída em convênio com o Governo Federal na gestão Dilma Rousseff (PT). ”Não consigo entender a postura do governo do Estado com o município de Jaguaquara no que diz respeito a UPA”, dispara Martinelli. Argumentando que o alicerce dele é o Governo Federal, tendo como intermediário o deputado Cacá Leão (PP), o prefeito foi além ao dizer que: ”Estou desistindo dessa ajuda, ou teórica ajuda do governo do Estado” e garante: ”Iremos abrir sim, a UPA do Entroncamento”.

Em tom de revolta, Martinelli coloca que, enquanto a UPA de Jaguaquara, concluída em 2015, permanece fechada, cinco unidades foram estadualizadas na capital e no interior, incluindo as de Jequié e Ipiaú e que não foi por falta de reivindicação. Diz ter mantido vários contatos com o governador, solicitando a colocação da UPA do Entroncamento em funcionamento, porém, até hoje não foi atendido.

Deixando transparecer sua pretensão de promover uma ruptura com a esfera estadual, Giuliano Martinelli aproveitou o vídeo para chutar o pau da barraca de vez e partiu pra cima do governador Rui Costa para cobrar também a imediata liberação das parcelas das verbas para garantir o andamento das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal que, segundo o prefeito, estão na iminência de serem paralisadas. ”É inadmissível. Desde o dia 17 nós já fizemos a prestação de contas da última parcela que recebemos e até agora, infelizmente, nada”, bradou ao reclamar da falta de destinação de recursos dos cofres do Estado para o concluir o Hospital Municipal.

A UPA funcionou em período eleitoral

De setembro a outubro de 2016, durante a campanha eleitoral que assegurou a reeleição de Giuliano Martinelli, a UPA chegou a funcionar através de um projeto do governo estadual denominado ”Mutirão de Cirurgias Eletivas”, que realizou 311 procedimentos [relembre o funcionamento da UPA]. De lá pra cá não funcionou mais.

Prefeito e secretário chegaram a anunciar reabertura da UPA

No dia 22 de junho último, o prefeito convidou o secretário de Saúde do Estado para vistoriar a UPA e o Hospital Municipal. Na ocasião o prefeito disse que ”com o aval do governador e do secretário, iremos abrir sim a UPA como Centro de Contingenciamento. Nós entendemos que os números [Covid-19] estão aumento no Município. O governo do Estado se comprometeu pela abertura e jamais pelo fechamento”, disse Giuliano à época [relembre Giuliano e Villas-Boas na UPA].

O secretário reiterou a fala do prefeito, ressaltando que a UPA era um problema, e não será mais. ”Nessa semana vamos montar os equipamentos, colocar em funcionamento e assim que estiver em operação o Raio-X a UPA vai ser aberta. Ela vai ser gerida pelo Consórcio de Saúde aqui da região. Vai atender não apenas Jaguaquara, mas todos os municípios, inicialmente dando atendimento ao Covid e quando acabar a pandemia o legado fica pra cidade com essa UPA funcionando pra sempre”, garantiu Fábio Villas-Boas.

Nos meios políticos existe a desconfiança de que essa atitude do prefeito em defesa do funcionamento da UPA não passa de encenação por ser 2020, um ano eleitoral. Martinelli está há meses de deixar o cargo, mas tenta emplacar a pré-candidatura da ex-secretária de Desenvolvimento Social e sogra do seu irmão, Edione Agostinone (PP) à Prefeitura da maior cidade do Vale do Jiquiriçá. Classificado como esquerdista democrático, Rui tem surpreendido e até sofrido críticas de petistas pela aproximação com o seu principal opositor na Bahia, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para ação conjunta de combate ao coronavírus na capital baiana.

Apesar de atacar Rui, Giuliano é considerado prefeito da base, afilhado político do vice-governador João Leão (PP), inclusive aparece com frequência em fotos no gabinete de Leão, além de ser correligionário do deputado estadual Zé Cocà (PP), político de estreita relação com Rui Costa e pré-candidato a prefeito de Jequié.

Covid-19 em Jaguaquara

O número de casos de coronavírus no município, conforme o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde é de 1.386 casos, com 1.119 recuperados e o registro de 11 mortes. Em novo decreto, a Prefeitura autorizou maior flexibilização do comércio, permitindo também o funcionamento de bares, a partir de terça-feira (18).

Categoria:

Deixe seu Comentário